Aplicação de BTI Para o Controle do mosquito “Borrachudo”

A Vigilância Ambiental em Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e EMATER, realizaram na manhã do dia 23 de dezembro de 2022 a entrega do Bacillus Thuringiensis Israelenses (BTI), para as comunidades interessadas no combate e controle do simulídeos (mosquito borrachudo), o qual visam promovem o controle do mosquito borrachudo, com quatro aplicações do BTI, nos dias 27/12/2022, 11/01/2023, 31/01/2023 e 28/02/2023, sempre sendo aplicado pela parte da manhã.

O BTI é um larvicida biológico, seguro, eficaz e não tóxico utilizado para o controle da população dos borrachudos, eliminando-os ainda na fase de larvas, quando vivem em lagos e riachos, principalmente fixados em substratos e rochas localizados nas margens e leito.

A aplicação do BTI é realizada de forma simples, porém deve atender a alguns fatores de aplicação. O produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico, mas sim deverá ser diluída uma quantidade de produto em água, para a posterior aplicação por meio de um regador calibrado (deve esvaziar em 1 minuto).

Cada comunidade do interior do município possui aplicadores voluntários de BTI, que já receberam o produto e as orientações da Vigilância Ambiental e EMATER, para realizar a aplicação em riachos e córregos de sua localidade.